Os caminhos do Marketing Cultural

21 06 2011

O  Marketing cultural vem ganhando uma grande força no meio empresarial porque apresenta soluções viáveis e com custo baixo a três novas exigências do mercado:

1) necessidade de diferenciação das marcas;

2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público e amplia-lo.

3) necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis e consciente de um conceito que se torna mais solido a cada dia,

Ao patrocinar um projeto cultural a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto, (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.) também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e mostra comprometimento social. 

Do ponto de vista financeiro, a empresa pode reaver até 100% do valor investido, o que por si só é um excelente negócio. Do ponto de vista mercadológico, a imagem institucional dessa empresa e a aceitação que ela tem junto ao seu público alvo são bastante trabalhados, o que contribui para a solidificação e perenização da empresa.

O investimento tem como objetivo proporcionar a viabilização do projeto e aproximar empresa e consumidor, gerando uma experiência real, oportunidade de divulgação e fixação da identidade e dos valores propostos pela empresa.

Alguns dos benefícios gerados pelas ações de patrocínio:

  1. Divulgação institucional;
  2. Marketing direcionado – atingir uma audiência direta do seu target;
  3. Fidelização de clientes;
  4. Promoção dos produtos e serviços da sua organização;
  5. Contatar profissionais formadores de opinião do seu segmento;
  6. Ser reconhecido como um promotor de idéias e de conteúdo;
  7. Incentivos Fiscais;
  8. Reconhecimento social;
  9. Gerar mídia espontânea

O que é uma lei de incentivo à cultura?

É uma lei que oferece benefício fiscal (à pessoa física ou jurídica) como atrativo para investimentos em cultura. Existem hoje leis de incentivo federais, estaduais e municipais. Dependendo da lei utilizada, o abatimento em impostos pode chegar até a 100% do investimento.

Como funcionam as leis de incentivo?

Cada lei tem um funcionamento específico. As leis federais oferecem isenção no Imposto de Renda das pessoas físicas ou jurídicas. Já as estaduais proporcionam isenção de ICMS e as municipais, de IPTU e ISS.

Rouanet (art.18 e ou art.26) – Lei Federal de Incentivo. Utilizando-se do mecanismo de renúncia fiscal, o Governo Federal possibilita que até 4% do IR a ser recolhido pelas empresas, que realizam declaração pelo lucro real, seja redirecionado, para projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura.

ProAC – Lei Estadual de Incentivo. Utilizando-se do mecanismo de renúncia fiscal, o Estado de São Paulo possibilita que até3% do ICMS a ser recolhido pelas empresas seja redirecionado, para projetos culturais aprovados pela Secretaria da Cultura do Estado.

FUMCAD – Lei Municipal de Incentivo. Utilizando-se do mecanismo de renúncia fiscal, os Governos Municipal e Federal possibilitam que até 1% do IR a ser recolhido pelas empresas, que realizam declaração pelo lucro real, seja redirecionado, para projetos de apoio aos direitos da criança e do adolescente.

Na prática, como uma empresa patrocina um projeto cultural via lei de incentivo?

Primeiro, o órgão do governo responsável pela aplicação da lei precisa aprovar o projeto apresentado para que ele se beneficie da lei de incentivo. Depois da aprovação, o produtor cultural (que pode ser o próprio artista) procura uma empresa que queira patrocinar o seu projeto. Fechado o patrocínio, a empresa fornece o dinheiro para a realização do projeto cultural. Esse dinheiro (ou parte dele) voltará para a empresa em forma de abatimento de imposto na hora do pagamento do tributo (Imposto de Renda, ICMS ou IPTU/ISS, dependendo da lei utilizada).
Por: Luli Hunt (pontoeacao.com.br)
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One response

8 09 2011
wania rodrigues

Muito bom minha querida Luli, adorei alguns esclarecimentos, é muito bom saber que existem pessoas honestas e competentes em seu trabalho, parabéns!!! Wânia Rodrigues

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