blogpro – Entrevista com o Light Designer César Pivetti!

30 03 2011

Depois de entrevistar o expert em marketing promocional Eduardo Cunha e o produtor do SPFW, Paulinho Raia, o blogpro conseguiu bater um papo bastante interessante com o Light Designer Cesar Pivetti!

Com um currículo invejável, Cesar Pivetti desenvolveu inúmeros projetos de iluminação, e aos 35 anos já conta com mais de 16 anos de carreira dedicados ao teatro, TV e eventos pela China, Estados Unidos, Inglaterra, Turquia, Grécia, Japão, Egito e Marrocos. No Brasil, trabalhou muitos anos na Stage Luz e Magia, empresa onde cresceu e conquistou espaço no mercado de eventos.

blogpro – César, antes da entrevista, fale um pouco sobre os seus projetos mais recentes e o que está por vir em 2011.

César Pivetti: Acabei de chegar de um projeto novo na minha vida! Desenvolvi um grande trabalho de iluminação para diversos shows que ocorreram dentro de um navio espanhol para a companhia espanhola Pullmantur, e atualmente estou desenvolvendo um projeto de iluminação que consiste em 3 espetáculos teatrais: “Olhares” de Omar Carneiro com direção do diretor de novelas do SBT, Rodolfo Silot com a atriz Global Mara Carvalho. “Eu Sei que Vou te Amar”, texto de Arnaldo Jabor com direção do também Global Éwerton de Castro; E “Aconteceu Comigo” texto de Jaqueline Winter com direção do comediante do programa Zorra Total da TV Globo Benvindo Sequeira.

 

Blogpro: Com a experiência que você tem em eventos, qual a importância da iluminação para o sucesso de um evento no geral?

César Pivetti: Digo pra você que a luz tem influência na vida. Sem ela, seria praticamente impossível existir o estilo de vida que temos nos dias de hoje. Para entender melhor a minha opinião, vamos encarar um evento como encaramos um espetáculo.

Num espetáculo vendemos sonhos, vendemos magia, e através de um sonho é que acreditamos em um mundo melhor. Um evento pode sim ser encarado como um espetáculo, onde vendemos desejos, realizações imediatas… O papel da iluminação é muito forte nesse sentido. A iluminação, em qualquer segmento, não serve apenas pra iluminar, ela deve trazer à tona esses sonhos, desejos e sentimentos. Acredito que uma iluminação bem direcionada e bem planejada dentro de um evento pode torná-lo grandioso, independente do seu porte.

 

Blogpro: A cada dia que passa, os prazos estão ficando mais curtos e as exigências mais rigorosas. Como isso afeta no planejamento de um evento?

César Pivetti: Em minha opinião, o planejamento já vem sendo afetado há tempos. Sinceramente, não existe um planejamento detalhado de iluminação em eventos no Brasil. Hoje em dia, os donos de agencias promotoras de eventos estão cada vez mais nas mãos dos empresários de locação que querem somente saber do lucro que terão sobre isso.

Na maioria das vezes quem tenta desenvolver um projeto de iluminação para um evento é o mesmo responsável pela venda do equipamento. Ou seja, ele que não é um Light Designer, e não possui knowhow algum…  Ele está mais preocupado com a quantidade do que com qualidade, quer mais é sair ganhando com isso independente dos resultados.

Os eventos brasileiros dentro de uma ótica geral sempre têm a mesma iluminação, luz de parede, luz de púlpito, luz de platéia… Podemos mudar isso quando realmente um evento for encarado como um espetáculo! Falando em custos, isso será melhor administrado quando tivermos realmente um profissional que pede aquilo que é necessário e aquilo que dará certo.

Na maioria das vezes um diretor técnico sabe muito de sonorização, mas não sabe nada de iluminação, então ele próprio acaba ficando na mão do fornecedor de iluminação. E, quando se tem menos dias para se trabalhar, obviamente isso exige uma demanda maior de técnicos montadores, uma carga maior de horas trabalhadas, e tudo isso acaba gerando um custo mais elevado.

 

Blogpro – Atualmente você está realizando muitos trabalhos fora do Brasil. Como você vê a evolução do mercado brasileiro dentro de um olhar global?

César Pivetti: Atualmente conheço muito do mercado de eventos na Europa e Estados Unidos. O mercado brasileiro esta crescendo e inovando. Temos uma avalanche de tecnologia de ponta chegando, e nos dias de hoje não perdemos em nada para o mercado lá de fora nesse sentido. A única diferença é que um evento de fora é realmente encarado como um show, como um mega espetáculo e isso é fundamental. Mas no geral, acho sinceramente que falta apenas um detalhe para que tenhamos esse “boom” no Brasil.

 

Blogpro – César, ultimamente a sustentabilidade e a consciência ambiental vêm sendo o foco central da maioria das empresas e marcas. Como a tecnologia – focando no ramo de iluminação/audiovisual – está sendo trabalhada na produção de eventos para seguir essa tendência?

César Pivetti: Existe hoje uma demanda muito grande na área de eventos e São Paulo hoje é o maior pólo de eventos do país. Como disse, hoje usamos mais equipamentos de iluminação do que realmente precisamos, e com isso temos uma maior demanda no uso de geradores, aumentando assim a emissão de Fuligem, Monóxido de carbono e compostos sulfídricos como o S02.

Quando existir uma real consciência de que precisamos usar somente o que é necessário, diminuiremos assim o consumo exagerado de geradores. Podemos seguir essa tendência usando a iluminação de LED que hoje reduzem mais de 50% no consumo de energia elétrica, reduzindo assim ou eliminando a nescessidade de uso de geradores.

Eu mesmo, na minha casa, substituí a iluminação incandescente por iluminação de LED, e isso me gerou uma economia de 40% no consumo de energia elétrica e um resultado espetacular!

 

Blogpro – Você acha que os fornecedores brasileiros de iluminação/sonorização/cenografia estão preparados para a demanda no setor de eventos com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas?

César Pivetti: Estão super bem preparados no quesito tecnologia e não no quesito “material humano”… Isso sim é uma grande preocupação.

 

blogpro – O que você tem encontrado de diferente no setor de iluminação? Conte um pouco de seus últimos trabalhos fora do Brasil.

César Pivetti: Tenho feito alguns trabalhos em Miami, e o meu ultimo evento foi realizado no Bank Of América Arena, para a companhia Delta Airlines. Também acabei de preparar um grande projeto pra um grupo italiano na Turquia.

Como disse anteriormente, o Brasil hoje em dia não perde nada em termos de tecnologia pra países como Estados Unidos, Inglaterra, China etc. Existe um sistema de elipisoidal motorizado que ainda não chegou ao Brasil. Existe também um sistema de periféricos para moving lights que está para chegar. No entanto, o principal diferencial continua sendo a mão de obra especializada, que nos falta e muito por aqui.

 

Blogpro – Qual foi o impacto que o LED trouxe para o setor de eventos. Você acha que o LED irá encabeçar o mercado de iluminação, ou é apenas um modismo?

César Pivetti: A tecnologia LED é uma grande revolução mundial no setor de iluminação. Hoje o mercado americano e europeu quase não utiliza mais o sistema de iluminação convencional, e o Brasil esta caminhando bem pra esse mesmo rumo.

Acredito muito que o LED não é e nunca será um modismo. O sistema de LED diminui em 50% o consumo de energia elétrica, não depende de uso de geradores, ajudando e muito a redução de emissão de gases como monóxido de carbono, fuligens e componentes sulfídricos como o S02, que são hoje os maiores responsáveis pelo aquecimento global.

Infelizmente, no setor de eventos, o LED esta sendo muito mal utilizado. Ele proporciona uma gama de vantagens e efeitos, mas quando não se tem mão de obra especializada, o LED acaba sendo utilizado como uma iluminação convencional.

Clipe produzido por César Pivetti para a cantora Rihanna, em Londres:

Projeto realizado por César Pivetti para um circo italiano. O evento foi realizado na Turquia:

blogpro: Agradecemos pela entrevista! Muito sucesso nessa sua “empreitada” (risos)!

César Pivetti: Obrigado! Muito sucesso para vocês aqui no blog e no site!

Twitter: @eventos_pro / @figueiroaneto

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: