Ação de conscientização transforma dia de moradores de rua em reality show

24 02 2011

   Para quem não conhece, – confesso que eu também não conhecia – na França existe um projeto de inserção social chamado Samu Social, que consiste em dar aos moradores de rua uma segunda chance para voltarem a fazer parte da sociedade.

   A própria Samu Social trata o assunto como um projeto de assistência social emergencial. No entanto, o principal problema é que o morador de rua não consegue sair das ruas, em grande parte, graças à própria sociedade que vê o mendigo como um culpado, e não como vítima do falho sistema capitalista.

   Diante do problema, a agência parisiense Publicis decidiu criar uma ação de conscientização focada na população. A idéia é simplesmente genial: 04 moradores de rua foram “equipados” com óculos escuros contendo microcâmeras, transformando o dia dessas pessoas em um verdadeiro reality show.

   Através do site beinghomeless, é possível acompanhar ao vivo a luta diária desses mendigos para comer, dormir, tomar banho… Até esse momento, eu considerei a ação um pouco invasiva, mas a verdadeira sacada da ação está no momento em que você tenta finalizar a transmissão. Ao tentar sair do vídeo, uma imagem impede que o vídeo seja fechado e, em seguida, aparece o aviso “Não é tão fácil assim sair das ruas.

URL da transmissão ao vivo: www.being-homeless.com

   Ação fenomenal!

Escrito por: Antonio Neto

Twitter: @eventos_pro / @figueiroaneto

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: