EcoHouse – O 1º espaço sustentável para eventos do Brasil

17 02 2011

   Com o objetivo de se tornar o primeiro espaço para eventos ecologicamente correto, o chef e proprietário do renomado restaurante Tantra, Eric Thomas, agora também responde como criador do primeiro Buffet sustentável do Brasil.

   A EcoHouse, como é conhecida, foi projetada e desenvolvida com conceito de sustentabilidade e recursos renováveis desde o principio, aproveitando técnicas de economia de energia e gerenciamento de recursos hídricos e resíduos.

   O espaço tem como foco oferecer um ambiente diferenciado e verdadeiramente sustentável para eventos privados e festas de todos os segmentos.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

   Uma das principais inovações da EcoHouse fica por conta do sistema de geração de energia. No primeiro piso fica a cozinha, assim como o restaurante, o bar e a pista de dança. A energia desses locais é captada através das passadas das pessoas, sendo depois transformada em energia elétrica. Essa energia é capaz de iluminar o espaço, e toda a energia excedente ainda pode ser armazenada e reutilizada em eventos futuros.

   Até mesmo o Buffet do espaço trabalha com o conceito sustentável. Trabalhando com uma estratégia verde na cozinha, eles procuram utilizar ingredientes produzidos de forma sustentável, transformando as sobras em adubo ou lixo reciclável e sempre utilizando formas renováveis de energia.

   O sistema de captação de água de chuva, que é armazenada no solo e pode ser reutilizada é outro diferencial da Ecohouse, bem como a água utilizada na cozinha, que passa por serpentinas aquecidas pelo fogão industrial, economizando o consumo de energia.

   Toda a decoração do ambiente, a acústica e o controle de umidade é feito com plantas “suspensas” nas paredes do espaço, garantindo o conforto e a tranqüilidade do evento. Ate mesmo os banheiros possuem sistemas nas privadas com descargas que disparam apenas a quantidade de água necessária para a limpeza do local.

   A EcoHouse projetou o seu espaço tendo em vista os três pilares da Sustentabilidade: Social, Ambiental e Econômico.

Social   

   Na área de Responsabilidade Social, a empresa trabalha sério com o Projeto Escola para Todos, cujo objetivo é auxiliar na conclusão do ensino médio dos seus funcionários, alem de cursos de orientação e estimulo em estudos

Econômico

   Otimização dos recursos financeiros, tornando viável a realização de eventos na Ecohouse sem custos adicionais por ser uma casa com todos os padrões de sustentabilidade

Ambiental

   Desde a sua construção, a EcoHouse buscou minimizar e planejar o uso de recursos naturais, com o objetivo de otimizar os processos de ecoeficiencia:

  • Energia (iluminação natural, telhado verde e branco e lâmpadas LED)
  • Recursos hídricos (captação de água pluvial para reuso nas bacias sanitárias, limpeza do piso e manutenção do jardim)
  • Gerenciamento de resíduos sólidos (coleta seletiva)
  • Gerenciamento de resíduos orgânicos (compostagem)

Escrito por: Antonio Neto

Twitter: @eventos_pro / @figueiroaneto

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: