Recém inaugurado, Espaço Villa Lobos tem agenda movimentada no início de 2011

3 02 2011

   Em 2010, apenas um ano depois da crise econômica mundial, 40% das empresas aumentaram os investimentos em evento, o que denotou aquecimento do mercado e expansão da demanda. Estima-se que os investimentos no setor chegaram a R$ 2,1 bilhões em 2010, 41% a mais em relação a 2009, de acordo com a pesquisa realizada pela Fran6 Análise de Mercado e encomendada pela Meeting Professionals International (MPI). Para a estimativa foram utilizadas as 1000 Maiores & Melhores Empresas listadas pela revista Exame no 2º semestre de 2010. Esse estudo usou uma amostra de 100 empresas de grande porte, das quais 97% acreditam que o número de eventos tende a crescer nos próximos anos. “Das empresas pesquisadas, 70% estão concentradas em São Paulo”, afirma Danilo Madjarof, responsável pelo estudo.

   A capital paulista concentra 75% de todas as feiras, congressos e convenções do Brasil, de acordo com dados da SP Turis, empresa oficial de turismo da cidade de São Paulo. Segundo o International Congress and Convention Association (ICCA), a capital é o principal destino de eventos internacionais da América Latina, como também está entre as Top 20 do mundo. Para Wilson Ferreira Júnior, diretor de eventos da Etna, a oferta de espaços na cidade é grande, porém, não acompanha a demanda. “O setor de eventos corporativos é muito novidadeiro. As empresas querem lugares novos e inusitados.”

   Em São Paulo acontecem 90 mil eventos ao ano ou um a cada seis minutos, segundo dados da SP Turis. Para atender a essas necessidades foi inaugurado em setembro desse ano o Espaço Villa Lobos, com cerca de 1 600 m² de versatilidade e eficiência. Pesquisamos o que estava faltando e procuramos criar soluções na nossa casa, um espaço amplo capaz de abrigar várias atividades ao mesmo tempo. “Como construímos tudo praticamente do zero, conseguimos”, ressalta Blaha, sócio-investidor do Espaço Villa Lobos. O local foi idealizado por profissionais do mercado, que tiveram o cuidado de pensar nos detalhes, pois conhecem muito bem o outro lado do balcão.

   O Espaço Villa Lobos contou com investimento de R$ 5 milhões. Os sócios do empreendimento, Roger Blaha, Sérgio Spina, Alberto Zanella e Mari Luizello esperam recuperar o valor em dois anos, porém, em quatro meses de funcionamento a casa está se pagando. A expectativa é de que os R$ 35 mil de cada diária façam parte dos R$ 700 milhões gastos por ano para locar os 400 mil m² disponíveis em São Paulo.

 

 

   Ao longo dos últimos anos, ao consolidarem-se como ferramenta de Marketing, os eventos corporativos se profissionalizaram bastante e ganharam importância estratégica. Segundo pesquisa da MPI, 70% dos responsáveis pelos eventos estão alocados no departamento de Comunicação e Marketing. Os colaboradores dessa área têm perfil qualificado, mais da metade possui pós-graduação e 58% ocupam cargos de gestão.

   O conceito de comunicação corporativa integrada, a estabilidade da economia e o crescimento do País são apontados por Ferreira Júnior como os responsáveis pela evolução desse mercado. “O montante que se aplica na mídia tradicional, na publicidade, acaba sendo, cada vez mais, dividido com outras ferramentas, como promoção e eventos”, complementa o diretor de eventos da Etna.

   O espaço cumpriu a meta de 2010. Entre setembro e dezembro foram realizados 15 eventos de grande porte, que trouxeram ao caixa do Villa Lobos mais de meio milhão de reais em locação. A agenda de 2011 está interessante, pois já há eventos confirmados. A Renner já locou o Espaço Villa Lobos por vários dias, e o local está formando uma equipe comercial para tratar apenas das demandas da Copa de 2014, uma vez que houve procura pelo local.

Perfil Espaço Villa Lobos

  • Inauguração oficial: 23/9/2010
  • Investimento: R$ 5 milhões
  • Sócios: Roger Blaha, Sergio Spina, Maria Luizello e Alberto Zanella
  • Arquiteto projetista: Silvio Stori
  • Proposta: espaço versátil, com capacidade para realizar qualquer tipo de evento.

Ficha Técnica:

  • Wireless em todos os ambientes
  • 3 mil m2 de área total
  • Salão principal com área total de 1.600 m2
  • Estacionamento para 650 carros
  • Pé direito de até 5 m
  • Heliporto a 50 metros do Espaço
  • Três camarins completos
  • Fumoir com 150 m2
  • Foyer para coquetel
  • Sala de produção
  • Sala VIP contendo bar completo
  • Capacidade para eventos a partir de 100 e até 2 mil pessoas
  • Cozinha já equipada, com 147 m2
  • Corredor externo para circulação do staff

 

Fonte: Mundo dos Eventos (Ivan Margarido)

twitter: @eventos_pro / @figueiroaneto

Anúncios

Ações

Information

One response

8 02 2011
Maria Alice Mendonça Ferraz

Parabens a Mari Luizello, brilhante profissional do mercado de eventos !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: