Paulinho Raia fala sobre o SPFW e eventos de Moda

2 02 2011

   Aproveitando a visita ao SPFW, tivemos o prazer de realizar uma entrevista exclusiva com um dos principais Produtores  do maior evento de moda do calendário brasileiro, Paulinho Raia.

 
 
 
 

Paulinho Borges, Produtor do SPFW

Paulinho Borges, Produtor do SPFW

 

Trabalhando desde 2005 com eventos, principalmente pela  grande influência da família (os tios Paulo e Graça Borges são fundadores do SPFW) conviveu com produção de desfile desde muito jovem. Atualmente é sócio da GB Eventos , (parceria Graça Borges Coordenadora das salas de desfile  do SPFW e FashionRio), realiza eventos por todo Brasil.

O bate papo foi sobre o mercado de eventos de moda, os grandes desafios da produção de desfiles e inovação.

Acompanhe abaixo mais detalhes:

 blogPro: Qual o maior desafio em produzir um evento do porte de um SPFW?

   Paulinho: Essa é uma pergunta bastante complicada… digo isso porque temos como maior desafio muito mais do que agradar ao público que está presente. O SPFW é um evento internacional, e isso gera uma expectativa enorme! A imprensa, em um geral, já é muito exigente no Brasil, mas quando falamos de SPFW, falamos também de imprensa mundial, então tudo deve estar muito organizado e alinhado para que corra tudo bem.

blogPro: Quem são seus parceiros hoje, e qual a importância deles para o sucesso do evento?

   Paulinho: Os fornecedores tem uma importância única em um evento como este! Nós planejamos, pensamos e repensamos em tudo, mas se não houver parceiros confiáveis e competentes, de nada vão valer os 3 longos meses de preparação. Hoje temos ótimos parceiros, que trabalham ao nosso lado e nos ajudam o tempo todo: Stage Luz e Magia (iluminação), Caprimar (Infraestrutura), Programasom (audiovisual), Marcelo Conde… São empresas que confiamos e que sempre dão o suporte necessário para correr tudo dentro do planejado.

blogPro: Fazendo eventos por todo o Brasil, você acabou trabalhando com fornecedores de outros estados. Como você vê esses serviços fora do eixo SP/RJ?

   Paulinho: Esse foi um problema que eu já enfrentei várias vezes… tirando algumas exceções como Salvador, Fortaleza, BH, realizar eventos – principalmente os grandes – fora dessas cidades é sempre complicado. Uma vez produzi um evento em uma cidade de Belém, e achei até engraçado a inversão de papéis que houve para realizarmos o evento. Nós é que tivemos que nos adaptar aos fornecedores, uma vez que a falta de opção e as limitações em certas cidades dá a esses fornecedores uma falsa noção de quem está realmente produzindo o evento.

blogPro: Qual é o fator mais importante na produção de um desfile, que requer meses de planejamento e apenas alguns minutos de apresentação? E mesmo depois de tantos desfiles,  você ainda sente aquele “friozinho” na barriga antes da abertura do desfile?

   Paulinho:  É exatamente como você falou! Nós temos meses de planejamento, então se eu precisasse resumir a minha resposta em apenas uma palavra, ela seria SINCRONISMO. Luz, som, direção do desfile, modelos… tudo deve estar em sintonia. Em relação ao tal “friozinho”, eu sempre fui muito tranqüilo. Se está tudo planejado, pensado, repensado, estudado… então não tem por que ficar nervoso.  Sentimos uma certa ansiedade quando algo foge do previsto, mas como eu disse, se estiver tudo sincronizado, é só trabalhar forte que tudo sai perfeito!

blogPro: Quantos profissionais fazem a produção de um evento como o SPFW?

   Paulinho: Olha, normalmente trabalhamos com 4 salas, mas este ano tivemos apenas 3. Cada sala tem 02 Produtores de Sala, e a Graça Borges é quem coordena essas salas. Agora, se você quiser contar com toda a staff, eu diria que devem ter cerca de 200 pessoas por sala (risos).

blogPro: Como você vê a evolução dos eventos de moda nos últimos anos?

   Paulinho: O mercado evoluiu e muito nos últimos anos, e não são só os eventos de moda. Nós, assim como nossos parceiros, estamos sempre antenados com o que está rolando lá fora. Todas as inovações e novidades que achamos interessante, nós trazemos para cá!

   E o Brasil não fica apenas buscando o que tem lá fora. Digo isso porque nosso backstage, por exemplo, é considerado um dos melhores do mundo. Países mais evoluídos no setor, muitas vezes, não oferecem o que nós oferecemos com a mesma qualidade e atenção.

blogPro: Quais as principais novidades desse SPFW, e que desfiles você acha que foram mais “inovadores”?

   Paulinho: Você deve ter visto que, nesse ano, nós utilizamos muito materiais sustentáveis, móveis de PVC, fechamentos de compensado… isso tudo foi muito novo para um SPFW. Eu achei incrível o resultado da Floresta Suspensa e do Espelho D’água. Em relação aos desfiles, eu gostei bastante da maioria, mas pessoalmente as apresentações da Cori, desenvolvidas pela Marton e pelo designer Auríquio, e o desfile do estilista Tufi Duek, com a PRCom e a FCR Cenografia ficaram muito diferentes e foram os que mais me chamaram a atenção.

blogPro: Como é cuidar da segurança, entrada, saída e movimentação de celebridades como Ashton Kutcher, Gisele Bundchen, Demi Moore?

   Paulinho: Essa foi uma preocupação que nós tiramos de letra! Mas só o fizemos graças a MUITA ORGANIZAÇÃO. Prever problemas, pensar na melhor solução, estar armado contra quaisquer imprevistos é o que faz tudo acontecer. Mesmo no domingo, que normalmente já é um dia de grande movimentação no Ibirapuera, e que ainda tivemos três atrações mundiais, sendo duas de Hollywood, não tivemos nenhuma ocorrência, invasão, ou algo do tipo.

blogPro: Paulinho, muito obrigado pelo seu tempo. Sabemos que esses dias estão muito corridos, então lá vai a nossa última pergunta. O que você acha da iniciativa de sites como o EventosPro, de criar um portal onde produtores e fornecedores estão interligados, podendo estreitar relacionamentos e buscar novas soluções em serviços?

   Paulinho: Acho a idéia genial. O mais interessante é que o site não funciona apenas como um “catálogo”, ele é uma rede social para eventos. Acho que tem tudo para dar certo e explodir, assim como esse boom do Peixe Urbano e outros sites. O EventosPro certamente é um dos próximos sites que vão ser reconhecidos no mercado de eventos. Muito sucesso pra vocês!

 
 
 
 

Paulinho Borges na entrada do SPFW.

Paulinho Borges na entrada do SPFW.

 

Entrevista: Antonio Figueirôa

Twitter @eventos_pro / @figueiroaneto

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: