AMOSTRAS GRÁTIS

21 05 2010

Imagine uma loja onde tudo, absolutamente tudo, é de graça. Um lugar onde todos os produtos são amostras grátis. É assim que funciona o modelo de lojas tryvertising que, resumidamente, é uma mistura de publicidade e pesquisa. O modelo de negócio começou há poucos anos no Japão com a Sample Lab, onde o cliente paga uma taxa anual de inscrição e pode freqüentar a loja a vontade e pegar qualquer produto gratuitamente e, com exceção dos mais caros, levar para casa afim de testá-lo para, posteriormente, avaliar a amostra.

No Brasil, mais especificamente no Clube Amostra Grátis – a primeira loja do ramo no país –, a avaliação acontece de forma online e não é obrigatória, mas é o que dá direito ao cadastrado de retirar produtos da loja. O local, inaugurado nesse mês de maio, ainda é a única no Brasil, mas, em vista do sucesso tanto aqui como nas lojas já consagradas da Europa e Ásia, a pioneira Sample Lab planeja abrir cinco franquias por aqui nos próximos cinco anos. Aqui no Brasil, João Pedro Borges e o publicitário Celso Loducca (mais alguns outros parceiros) são os sócios da franquia.

Luiz Gaeta, sócio do Clube Amostra Grátis, explicou em reportagem a revista Época Negócios: “A loja funciona como um laboratório. Para o fabricante sai mais barato expor o produto e receber a avaliação do que encomendar uma pesquisa de mercado”, além de não incomodar os possíveis consumidores com abordagens nas ruas. O empreendimento, localizado na Vila Madalena, pretende faturar até o final desse ano cerca de R$ 3 milhões.

Ao redor do mundo, vale citar algumas as lojas de tryvertising bem sucedidas que explicam esses novos investimentos: SamplePlazza (China), SampleU (EUA), SampleLab! (Japão) e Esloúltimo (Espanha).

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: